quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Mudar, mas pouco?





Secretária da Educação promete alterações, mas garante

Modelo de avaliação
é para manter



Está colocada de parte a possibilidade do modelo de avaliação de desempenho dos professores em vigor nos Açores ser anulado. Ontem, um dia depois da reunião que manteve com os sindicatos que representam a classe no arquipélago, a secretária regional da Educação, Maria Lina Mendes, adiantou a DI que será mantido o mesmo modelo, mas com alterações que se prendem com prazos e com alguns itens do formulário.
"Vamos introduzir alguns reajustamentos, sobretudo no que diz respeito à adopção de prazos mais adequados ao conjunto de actividades desenvolvidas pelas escolas, para que a avaliação não tenha impacte negativo no processo de ensino e aprendizagem", avança.
Está eliminada a possibilidade da avaliação vir a realizar-se no final de escalão. Será mantido o regime anual.
O Governo Regional deve agora apresentar uma proposta aos sindicatos no prazo de 15 dias.
Quanto aos itens do formulário que podem vir a ser alterados, a responsável pela pasta da Educação na Região garante que em causa estão aspectos há muito contestados pelos professores. "É o caso do peso do desenvolvimento de projectos investigação pelos professores, que deve ser eliminado", adianta.
A secretária da Educação promete ainda rever o Estatuto da Carreira Docente em aspectos pontuais, "mas que deverão fazer bastante diferença em termos da actividade docente e do entendimento da profissão".
Entretanto, quer o Sindicato Democrático dos Professores como o Sindicato dos Professores da Região Açores defendem a suspensão do actual modelo de avaliação.
"Num cenário ideal este modelo seria suspenso e seriam encontrados outros modelos", defende Armando Dutra, do Sindicato dos Professores da Região Açores.
Fernando Fernandes, do Sindicato Democrático dos Professores, lembra que desde 2007 que a força sindical defende a adopção de outro modelo, com carácter continuado e formativo, realizado no final de escalão.
De acordo com Fernando Fernandes, uma manifestação com perto de 600 professores decorreu ontem em Ponta Delgada. "A senhora secretária deve interpretar com muita atenção estes sinais de descontentamento", avisa.
Ontem foi também dia de greve nacional de professores, com baixa adesão na Região.

Diário Insular

4 de Dezembro de 2008