quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Petições sobre estatuto dos professores "ultrapassadas" ou audição extemporânea?



A Comissão de Assuntos Sociais da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores ouviu ontem os primeiros subscritores de três petições relativas ao Estatuto da Carreira Docente, iniciativas que o Grupo Parlamentar do PS considerou "ultrapassadas" pelos recentes desenvolvimentos nesta matéria.

Segundo a deputada socialista Cláudia Cardoso, que preside à Comissão Permanente de Assuntos Sociais, o Governo Regional já fez entrar na Assembleia uma proposta de alteração do Estatuto de Carreira dos Professores que trabalham no arquipélago.

Por essa razão as "petições estão, de certa forma, ultrapassadas", afirmou Cláudia Cardoso, ao explicar que segundo o Regimento da Assembleia a comissão vai agora proceder à elaboração do respectivo relatório sobre este assunto.

De acordo com a presidente da comissão parlamentar, uma das petições pede mesmo que seja reconsiderada a questão da avaliação anual dos docentes, que já está superada pela própria iniciativa do Governo Regional socialista.
As outras duas avançam com a necessidade de revogação integral do Estatuto de Carreira, apesar dos subscritores defenderem que são a favor da avaliação dos professores, o que, para a bancada do PS na Assembleia Regional, constitui uma posição contraditória…"

Luís Pedro Silva, 18 de Dezembro de 2008, Açoriano Oriental



Comentário

Se as iniciativas dos professores estavam utrapassadas por que razão se mantiveram as audições? Para fingir que estamos em democracia?

É má fé dizer que há contradição pedir-se a revogação do Estatuto da Carreira Docente e ser-se favorável à avaliação. O que os professores (a maioria, penso) querem é um novo estatuto e um novo modelo de avaliação.

Agora percebo a razão pela qual alguns deputados socialistas e alguns sindicalistas "socialistas" (mais preocupados com os interesses do partido e com os seus e padrinhos do estatuto actual) incentivaram alguns professores a não assinar os abaixo-assinados que circularam em algumas escolas e aconselharam outros a não recolherem assinaturas.

Quanto mais penso nesta gente, mais me lembro dos meus cachorros.

TB