domingo, 28 de dezembro de 2008

Professores açorianos querem medidas do Governo : Alunos negam-se a desligar telemóvel nas aulas



28 Dezembro 2008, Correio dos Açores

Os telemóveis são um foco de distracção e até podem ser "uma arma" de incentivo a actos rebeldes, mas continuam a ser utilizados nas salas de aula, apesar de proibidos há um ano pelo novo Estatuto do Aluno. A situação é preocupante e nos Açores há professores que estão a unir-se para propor ao Governo Regional que actue no sentido de ser cumprido o que estipula a lei, já que pelos meios normais há muitos alunos que se recusam a obedecer.
De acordo com uma professora de Ponta delgada que nos pediu o anonimato, precisamente para não receber represálias por parte dos alunos, esta é uma das causas de maior conflito dentro das salas de aula, porque para além da falta de concentração do aluno, não são as conversas de telemóvel as que mais prejudicam, mas sim o contínuo fluxo de mensagens escritas que são recebidas e sobre as quais é difícil os professores terem controlo.
Por isso mesmo, diz-nos aquela professora, a única coisa que se pode fazer é actuar em bloco, ter determinações concretas e uniformes para todas as escolas e isto é uma tarefa que s´o pode ter efeito se for com o apoio e capacidade do Governo e também com os pais e encarregados da educação.

Leia o resto da reportagem, de Santos Narciso, aqui